A Serra Catarinense estará fechada nos próximos dias, para turistas que não tenham reserva prévia de hospedagem. Este foi o encaminhamento da reunião na tarde desta terça-feira (18), entre prefeitos, Defesa Civil Estadual, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Santur, Polícia Militar, Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra e representantes do governo do Estado.

Por videoconferência, o chefe da Defesa Civil Estadual Coronel João Batista Cordeiro Junior falou da possibilidade de neve e até de uma nevasca na Serra Catarinense. “Estamos acompanham com atenção os modelos meteorológicos e nesta quarta-feira no fim da tarde emitiremos aviso meteorológico de curtíssimo prazo para as medidas necessárias diante ao fenômeno que se forma”, explicou.




Uma das situações que preocupa as autoridades é a formação de gelo na pista, que poderia resultar em graves acidentes. Para isso a Polícia Militar Rodoviária irá intensificar a fiscalização e orientar os condutores e se necessário, interditar o tráfego.

O prefeito de Urubici Antônio Zili, foi enfático que afirmar que os turistas terão dificuldades de respeitar as medidas restritivas e decretos dos municípios ou do Estado. “Hoje já temos lotação de 50% da hospedaria e vejo que a situação vai ficar crítica nas próximas horas. Tem turista alugando casa de particular para esta semana”, revelou.

O prefeito de Urupema Evandro Frigo Pereira, disse que as pousadas e hotéis já estão com a capacidade de reservas esgotadas. “Por decreto estão fechados os pontos turísticos como Morro das Torres e Cachoeira que Congela. Esse não é momento para fazer viagens e turismo, as pessoas têm de permanecer em suas casas”, sugere o prefeito. Ele pediu ao comando da PM que aumente o efetivo de policiais em Urupema para situação não fugir ao controle.

Os prefeitos de Bom Retiro Vilmar Neckel e Bom Jardim da Serra Serginho de Oliveira, também pediram reforço de policiamento e admitem que a superlotação, congestionamentos e aglomerações podem ser inevitáveis. Falando em nome da secretaria de Turismo de Lages, Ana Vieira disse que a rede hoteleira da cidade também está com a capacidade quase esgotada.



O governo do Estado, a Santur e todos os municípios estão tomando os cuidados necessários diante do que dizem as previsões meteorológicas, com o frio intenso, forte chuva e até possibilidade de neve. Essa reunião trouxe o consenso de que o momento não é de fazer turismo. “Os hotéis e pousadas da região já estão com as suas capacidades repletas, portanto, a orientação para a população catarinense é de que não vá para a Serra sem que tenha a sua reserva confirmada – disse Leandro “Mané” Ferrari, presidente da Santur.

Fonte: Amures – Associação dos Municípios da Região Serrana

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Morro da Igreja.

Comentários

snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflakeWordpress snowstorm powered by nksnow