O Morro da Igreja está situado na região sul do Brasil, no sudeste do Estado de Santa Catarina, na Serra Geral, no município de Urubici. Situado a 1.822 metros de altitude e com uma temperatura média anual de apenas 11ºC, é o ponto habitado mais alto da região Sul e onde foi registrada a temperatura mais baixa do Brasil: -17,8ºC, em 29 de junho de 1996 (registro não oficial), embora haja relatos de que a temperatura teria chegado a -20ºC, com uma sensação térmica de -46ºC. Em seu cume estão as antenas de controle do tráfego aéreo do sul do Brasil (CINDACTA). Próximo ao Morro da Igreja está a Pedra Furada, formação natural que é uma das atrações do Parque Nacional de São Joaquim, dentro do qual se encontra o Morro da Igreja. O Morro da Igreja é considerado o ponto mais frio do Brasil, sendo bastante visitado em especial no inverno, quando as temperaturas ficam negativas e é freqüente a ocorrência de neve. É o lugar no Brasil com maior propensão a este tipo de precipitação.

No domingo, 13 de Abril de 2008 o vento atingiu  178,9 km/h (49,7 m/s) no alto do Morro da Igreja em Urubici, estado de Santa Catarina. Possivelmente a maior velocidade já registrada no Brasil.  No local onde se encontra a estação automática do INMET, funciona o centro de controle de tráfego aéreo da Aeronáutica que monitora o espaço aéreo do Sul do Brasil. Esta velocidade de 178,9 km/h é possivelmente a maior já registrada em estação meteorológica até hoje no país e atinge o patamar de um furacão categoria 2 na escala Saffir-Simpson.