Parque Nacional de São Joaquim define Plano de OperaçãoO Parque Nacional de São Joaquim, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizado na serra catarinense (SC), recebe centenas de visitantes durante o inverno, em particular para apreciarem o espetáculo da queda de neve.

O Morro da Igreja, localizado no interior do Parque, é considerado o grande atrativo turístico nessa época do ano. Somente dia 22 de julho de 2013, por exemplo, alcançou o quantitativo recorde de visitantes, chegando a 6.647 turistas.

O acesso ao Morro da Igreja se dá por uma estrada íngreme e estreita. A queda de neve, somada a um volume maior de veículos, pode tornar as condições de segurança piores, o que pode gerar algum tipo de incidente.

E com o foco em evitar situações desse gênero é que analistas e técnicos do Parque Nacional de São Joaquim promoveram uma reunião com o objetivo de construir um Plano de Operação de Emergência para Queda de Neve.

A reunião e construção do plano contou com a participação da Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Urubici, Associação dos Hotéis, Pousadas e Trade Turístico de Urubici (Pouserra) e do Instituto Serrano de Ecoturismo e Conservação da Natureza (Isecon).

O plano definiu o modo como a visitação deve ocorrer durante o período de quedas de neve, quais os pontos focais em cada instituição em casos de incidentes e quais os procedimentos a serem tomados.

Com isso os visitantes poderão contemplar o cenário – que reúne a beleza do Parque ao espetáculo da queda de neve – em um evento único promovido pela natureza, aliado à conservação da biodiversidade do Parque e em boas condições de segurança durante a visitação.

Fonte: ICMBIO