Sai a chuva entra o frioDepois de um fim de semana com chuva pelo Estado, com cidades tendo nos dois últimos dias a chuva normal de junho, temos agora a entrada gradativa de uma forte massa de ar polar que vai “empurrar” as nuvens de chuva para fora do Estado.

A imagem do início da manhã já mostrava que as nuvens estavam mais no Norte, próximo do PR, do que no Sul, próximo do RS.

Desta forma, o turno da manhã tem sol, mas com maior variação de nuvens que estarão mais presentes no Norte com o sol predominando ao longo do dia em todas as cidades.

As temperaturas vão ter um comportamento um pouco diferente da maior parte do dia. Como o ar polar está chegando, as temperaturas vão baixando até o meio da manhã. No turno da tarde sobem um pouco e entram em queda no início da próxima noite quando deveremos ter a menor temperatura dessa segunda. Considerando só amanhecer, a menor temperatura, 7h, no Morro da Igreja com -1,7ºC.

TERÇA-FEIRA MUITO FRIA
O ar polar deverá trazer um amanhecer de terça de muito frio, até o mais frio do ano. Previsão de temperatura negativa não só na Serra, mas no Meio-Oeste e Planalto Norte com geada.

Como o ar polar é seco, a previsão é de uma terça de sol e quase nada de nuvens trazendo uma tarde amena e até agradável em muitas regiões como no Litoral.

O FRIO RAPIDAMENTE PERDE FORÇA
A quarta-feira ainda deverá amanhecer com temperaturas de inverno, mas já não há previsão de temperaturas tão baixas quanto na terça. Isso porque as nuvens voltam a predominar no decorrer do dia e até algumas cidades próximas do RS, mais as do Oeste, poderão ter uma chuva isolada.

Essa instabilidade ganha força na quinta que tem previsão de chuva a qualquer hora e por isso deverá ser um dia frio já que a temperatura da tarde não sobe muito.

Já o Portal Clima Tempo informa que o ar polar atua forte sobre o Sul. Faz muito frio. O dia fica ensolarado e seco na Região, com mar agitado. Previsão de geada, que pode ser forte, no centro,sul e leste do PR, no interior de SC e do RS. Pode gear em Porto Alegre e em Curitiba.

Fonte: Blog do Leandro Puchalski / Portal Clima Tempo.