Turistas, condutores de visitantes e representantes de instituições como o Exército, a Força Aérea Brasileira (FAB), Corpo de Bombeiros, Serviço Social do Comércio (Sesc) e de organizações da sociedade civil como a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) participaram da trilha das Nascentes do Rio Pelotas, no Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina.

O evento, na semana passada, marcou os 56 anos de criação do parque, comemorado na quinta-feira (06/07/2017), e fez parte do projeto “10 picos, 10 travessias”, uma das atividades realizadas durante o ano para celebrar os 10 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que serão completados em 28 de agosto.

O grupo se encontrou às 9h, da quinta-feira, na estrada do Morro da Igreja, em Urubici, um dos municípios abrangidos pelo parque, e caminhou até a borda da Serra Geral, nos 12 quilômetros de trilha que abrigam as nascentes do rio Pelotas, local de grande importância ambiental na região.

As nascentes ficam numa região de campos alagados e possuem a trilha, em área já consolidada do parque, de onde se avista a formação do Morro da Igreja, um dos atrativos do local. O rio Pelotas corta a área preservada e, ao encontrar-se com o rio Canoas, forma o rio Uruguai.

“O dia estava perfeito, com o céu azul e uma temperatura agradável, o que contribuiu ainda mais para a confraternização de todos ao final da travessia. Foi um clima de alegria e festa”, disse o chefe do parque, Paulo Santi, que liderou a travessia até o início da Serra Geral, uma espécie de moldura natural da paisagem da região.

Fonte: Comunicação ICMBio