Meteorologia confirma nova previsão de neve em Santa Catarina nos próximos dias.

A neve que surpreendeu turistas e moradores de pelo menos 113 das 295 cidades de Santa Catarina no fim de julho pode voltar nos próximos dias. A previsão é de que o fenômeno mais assediado do inverno aconteça no sábado e na terça-feira, mas com menor intensidade e bem localizada somente nos pontos mais altos da Serra.

O meteorologista Marcelo Martins, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), órgão ligado à Epagri e responsável pela previsão oficial do tempo no Estado, lembra que os “combustíveis” essenciais da neve — frio e umidade — estarão presentes nestes dois dias, o que possibilita a nova ocorrência do fenômeno.

A previsão é de que a frente fria, que traz a umidade, chegue entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado acompanhada de uma massa de ar polar, que traz o frio. Essa condição abrirá a janela para a neve, e as chances, ainda que pequenas, persistirão ao longo de todo o sábado.

Marcelo Martins destaca, porém, que quanto mais perto do fim do dia, menor a possibilidade de neve, uma vez que o tempo abrirá e ficará seco, proporcionando um domingo ensolarado, com muito frio e geada forte na Serra. A temperatura mínima pode chegar à casa dos -5ºC na região.

A menor do ano até agora no Brasil, de -7,7ºC, foi registrada no dia 23 de julho, no Morro da Igreja, ponto habitado mais alto do Sul do país, cujo topo está localizado a 1.822 metros acima do nível do mar, entre os municípios de Bom Jardim da Serra e Urubici.

Entre segunda e terça-feira, uma nova frente fria chega a Santa Catarina, e novamente acompanhada de uma massa de ar polar. Assim, uma nova janela para a neve se abrirá até a tarde de terça-feira. A exemplo do sábado, quanto mais noite, menor a chance, já que o tempo abrirá e a quarta-feira será seca e novamente com geada. O frio deve permanecer no Estado até sexta-feira, mas já sem nenhuma condição de neve. O meteorologista do Ciram/Epagri deixa claro que, se nevar, não será como a nevasca de julho. 

— A possibilidade é de média para baixa. Se acontecer, será pouca neve, com alguns flocos e sem acúmulo, no máximo poucos centímetros, e ficará restrita aos pontos mais altos da região entre Urupema, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra. Será algo que ficará bem longe daquele episódio do fim de julho, que ocorre a cada uma ou duas décadas, talvez até mais.

Marcelo Martins lembra que é comum nevar em Santa Catarina entre maio e setembro. Tanto que, conforme levantamento do Ciram/Epagri, nos últimos quatro anos foi justamente neste período que o fenômeno aconteceu. Em 2010, nevou em agosto em 23 municípios, na que foi considerada a maior nevasca da última década. Em 2011, a neve caiu em setembro em 16 municípios. Em 2012, nevou duas vezes em setembro na Serra. E agora, em 2013, nevou em pelo menos 113 cidades em julho.

DIÁRIO CATARINENSE

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Morro da Igreja.

Comentários

snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflakeWordpress snowstorm powered by nksnow