Ar polar afasta a chuva do SulO ar polar avança sobre o Sul do Brasil e vai predominar sobre a Região no decorrer da semana. A presença do ar polar vai esfriar o Sul e também diminuir a umidade dificultando a formação de nuvens que possam provocar chuva intensa.

Durante o fim de semana, a chuva foi volumosa sobre o litoral do Paraná e também em áreas do litoral de Santa Catarina e do vale do Itajaí. A passagem de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul provocou fortes pancadas de chuva e também rajadas de vento intensas neste estado e sobre o sul de Santa Catarina. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a região do Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense, teve rajadas de 89 km/h. No cabo de Santa Marta, no litoral sul catarinense, as rajadas máximas alcançaram 70 km/h. Em Mostardas, no litoral gaúcho, as rajadas alcançaram até 66 km/h.

Na animação de mapas de pressão atmosférica, a letra “B” indica a baixa pressão que sai do Rio Grande do Sul e vai para o mar, ao largo da costa da Região Sul afastando-se em alto-mar. A letra “A” indica alta pressão polar que passa a predominar sobre a Região Sul enquanto a baixa pressão se afasta.

Queda da temperatura
Além de diminuir as condições para chuva, a entrada do ar polar vai trazer um friozinho para a os próximos dias. Confira as informações com a meteorologista Josélia Pegorim.

Fonte: Clima Tempo

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Morro da Igreja.

Comentários

 

Tempo Bom Jardim Da Serra

 

snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflakeWordpress snowstorm powered by nksnow