Uma guia de turismo de 50 anos morreu e cerca de 30 estudantes ficaram feridos em um acidente por volta de 12h15 desta sexta-feira (24). Um ônibus que levava alunos de Florianópolis seguiu morro abaixo em uma ribanceira do Morro da Igreja em Urubici, na Serra de Santa Catarina. Até as 15h15, não havia confirmação do número de passageiros que estavam no veículo. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar.

De acordo com o médico Guilherme Oberlaender, do Hospital São José, de Urubici, cerca de 30 crianças deram entrada na instituição e nenhuma sofreu lesões graves, somente escoriações. Foi confirmada a morte da guia de turismo Roseli Vieira. Outro adulto, um homem, envolvido no acidente teve fratura nas duas pernas, segundo o médico, e está sendo levado pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros para Florianópolis.

O motorista do ônibus disse à Polícia Militar que ficou sem freio e desceu reto em uma curva no Morro da Igreja. De acordo com o guia de turismo Jonathan Semiano, que estava em um automóvel na frente e era amigo de Roseli, o ônibus partiu de Florianópolis em direção a Urubici com alunos de uma escola da capital que queriam conhecer a cidade da Serra catarinense.

Segundo Jonathan, os estudantes deveriam ter entre oito e 14 anos. Quem estava mais na frente no ônibus sofreu mais ferimentos. A guia de turismo que morreu no acidente estava na escada na frente do veículo. Roseli Vieira tinha 50 anos, era casada e tinha dois filhos, um de 18 e outro de 12. “A gente se conhecia há muitos anos, ela me ensinou muita coisa, Urubici é uma cidade pequena, é trágico demais, é uma perda muito grande. Urubici está em luto, sempre foi uma pessoa que lutou muito pelo turismo, vai fazer muita falta”, lamentou Jonathan.

O soldado Evandro Carlos, da Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, afirmou o ônibus caiu e atravessou entre 40 e 60 metros de mata nativa. Até as 14h45, o veículo ainda estava no local. O soldado também afirmou que os estudantes foram ver a Pedra Furada, em Urubici.

Escola
Em comunicado oficial, o Colégio Santa Catarina informou que “o acidente envolvendo um ônibus da empresa União levava alunos do 7° A e B para uma viagem de estudos. O acidente aconteceu em Urubici. Felizmente os alunos e professores passam bem e foram gentilmente acolhidos pelas Irmãs Franciscanas do Colégio Santa Clara, daquela localidade.
Um ônibus já esta a caminho para trazer os alunos e professores de volta”.

Próximo das 15h, o médico do Hospital São José Guilherme Oberlaender afirmou que os estudantes estão bem. “Por um milagre não houve nada muito sério”, disse. Ele declarou que alguns alunos ficarem nervosos com o que houve, mas que “o hospital pôde dar conta de todos eles, já estão em segurança e com apoio psicológico”.

Ele ainda disse que, próximo das 15h, todos os estudantes já haviam saído do hospital e estavam em um colégio na frente da instituição. Ele também afirmou que nenhum aluno teve nenhuma fratura e que o motorista não sofreu lesões.

A empresa do ônibus, União, afirmou que não vai se manifestar agora e que deve mandar um comunicado oficial na segunda (27). O veículo envolvido no acidento será trazido para Florianópolis e a empresa vai verificar o que houve. O homem que teve fratura na perna é um agente de viagens que contratou a empresa.

Fonte: G1