Em workshop sobre planos diretores municipais realizado nessa segunda-feira, 2 de dezembro, pela Secretaria de Estado de Planejamento e a Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte em Bom Jardim da Serra, prefeitos, empresários e representantes do setor turístico apontaram demandas para o desenvolvimento econômico sustentável da serra catarinense.

Entre elas estão o aeroporto de São Joaquim para pequenas aeronaves, construção de ciclopista na rodovia que liga São Joaquim ao mirante da Serra do Rio do Rastro, parceria público-privado para manter o mirante com instalação de iluminação de led no ponto turístico, reurbanização de Bom Jardim da Serra, receptivo no centro de visitantes em Urubici e projeto de saneamento básico nos seis municípios da SDR de São Joaquim.

Durante o debate, os participantes listaram os benefícios das obras do Pacto por Santa Catarina em andamento na região e reconheceram a importância da elaboração dos planos diretores municipais, mesmo em cidades com menos de 20 mil habitantes, já que têm grande potencial turístico. Os prefeitos lamentaram a falta de capacidade técnica e de recursos financeiros para efetivar os planos diretores municipais.

O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, colocou a Secretaria de Estado do Planejamento à disposição das prefeituras que desejarem apoio técnico para a elaboração do plano diretor municipal. Também se comprometeu a buscar o recurso que falta para terminar o EIA-RIMA do aeroporto de São Joaquim.

A secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, criará uma comissão para discutir a construção de uma ciclovia na SC-114, a reurbanização do município de Bom Jardim da Serra ao longo da rodovia e implementar o parque estadual da Serra do Rio do Rastro com os recursos de R$ 4 milhões de compensação ambiental das eólicas. Já o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, ficou à frente do projeto de criação de rotas cênicas na serra do Rio do Rastro e na serra o Corvo Branco.    

O evento contou apresentações de conceitos para a urbanização dos municípios da região serrana pela arquiteta da FATAM Lilian Mendonça, proposta de rotas cênicas para as serras pelo ambientalista Ike Gevaerd e o planejamento-ação de desenvolvimento do turismo Sustentável – PLATS e o Plano Diretor, pela diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz.

Fonte: Governo do Estado.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Morro da Igreja.

Comentários

snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflakeWordpress snowstorm powered by nksnow